Sobre nós

Da história desta casa…

Fundada nos fins do séc. XVIII, 1796, sendo hoje o estabelecimento comercial, no género, mais antigo desta cidade.

Foi criada para a confecção e comercialização das afamadas “FRIGIDEIRAS”, tendo mantido, segundo as antiquíssimas normas do séc. XVII, receita a qual constitui o segredo da sua reputação em todo o país.

Esta casa confecciona as autênticas, verdadeiras e genuínas FRIGIDEIRAS.  Já o célebre escritor Júlio Dinis faz referência a este delicioso pastel de carne no seu “ Os serões da Província”.

Este estabelecimento sofreu várias remodelações ao longo dos séculos. A maior foi no ano de 1953, com a reconstrução total do edifício. A última ocorreu em 1997 e permitiu a descoberta de importantes achados arqueológicos da época romana – séc. II e III, que formavam uma parte da Bracara Augusta e que podem ser vistos e admirados no interior.

Esta casa é um ex-libris da cidade de Braga, é motivo de regozijo para os Bracarenses e para todos os visitantes. Em 1999 as FRIGIDEIRAS DO CANTINHO, pela sua notoriedade receberam o prémio “Os Galardões da Nossa Terra” (3ªedição).

Em 2000, ano em que se comemora o Bimilenário da cidade de Braga, as Frigideiras do Cantinho entenderam assinalar a data do seu aniversário com o lançamento de um bolo de tradição romana, “O Bolo Romano” – marca registada. A receita desta doce foi adaptada de um tratado de cozinha, da época romana (De rocoqinaria), cuja autoria é atribuída a Apício, que sabemos ter nascido cerca de 25 anos antes de Cristo.

Na composição desta receita entram vários alimentos de origem meditterrânica, tais como, os frutos secos, o vinho, o mel, as especiarias, para além dos ovos e do leite.

Ao saborear este bolo terá certamente o prazer de reavivar o paladar e a memória de alguns dos nossos doces tradicionais, num sinal claro de que o tempo se encarregou de guardar esses segredos culinários...

*** Necessita de ter instalada no seu pc, no mínimo, a versão 9 do Flash Player para visualizar correctamente este conteúdo ***
Verifique a sua versão




Frigideiras do Cantinho
Braga - Frigideiras do Cantinho

Casa fundada em 1796